14 fevereiro 2006

Sugestão de Menu para o Dia de S.Valentim

Entrada de Tâmaras

Ingredientes: hortelã q.b.; noz-moscada q.b.; óleo q.b.; pimenta q.b.; 6 fatias de presunto; sal q.b.; gotas de sumo de limão; 12 tâmaras.Preparação: Prepare as tâmaras, que devem ter um aspecto lustroso e não muito enrugado. Retire-lhes cuidadosamente os caroços, dando-lhe um golpe em todo o comprimento. Corte fatias fininhas de presunto com gordura e enrole-as nas tâmaras. Prenda cada rolinho com um palito e leve a fritar num pouco de óleo bem quente, temperando com sal, pimenta, noz-moscada e, se quiser, com uma gotinha de sumo de limão. Escorra sobre papel absorvente e disponha cada rolinho numa travessa, decorando com folhinhas de hortelã e gomos de limão. Sirva imediatamente.


Creme de Marisco

Ingredientes: 7,5dl de água; alho francês q.b.; azeite q.b.; 1 cebola; cenoura q.b., 75gr de farinha; 4 ou 5 gambas; 1 colher de sopa de polpa de tomate; 2 fatias de pão; picante q.b.; sal q.b.; 250gr de carne de santola.Preparação: Faça um refogado com a cebola, o azeite, o alho francês e a cenoura, junte a água e a polpa de tomate e tempere com sal e picante a gosto. Sempre ao lume, ligue com a farinha torrada e junte a carne de santola picada e o miolo das gambas, até obter um creme. Com um corta-massa ou corta biscoitos em forma de coração, corte corações de pão e frite-os, escorrendo depois em papel absorvente. Sirva com a sopa. (Nota: se não tiver corta massas, corte cuidadosamente corações de pão com uma faca bem afiada).


Bifinhos do Lombo com Pêssegos

Ingredientes: 20gr de margarina; 0,75dl de natas; 6 metades de pêssego em calda; pimenta q.b.; sal q.b.; 4 bifes do lombo de vaca; 1/2 cálice de vinho do PortoPreparação: Corte os bifinhos e tempere-os com sal e pimenta. Escorra os pêssegos, reservando a calda. Numa frigideira, leve ao lume a margarina e, quando estiver quente, frite nela os bifinhos. Retire-os, junte as natas, o vinho do Porto e 1/2 decilitro da calda dos pêssegos à gordura onde fritou os bifinhos, deixando o molho apurar. Adicione os bifinhos e os pêssegos. Deixe aquecer. Sirva com arroz árabe.


Arroz Árabe

Ingredientes: água q.b.; 1 dente de alho; 100gr de arroz vaporizado; 1 cebola pequena; 50gr de ervilhas; 50gr de passas; 50gr de pinhões; sal q.b.Preparação:Frite a cebola e o alho numa panela anti-aderente. Junte o arroz, refogue bem e tempere com sal. Adicione a água, misture e deixe cozer em lume forte. Quando começar a secar, apague o lume, junte as passas e os pinhões, tape e deixe acabar de cozer no próprio calor, vedando bem a panela.

Lagosta au Champagne

Ingredientes: 1l de água; 1 talo de aipo; 1 dente de alho; 1 raminho de bouquet garni; 2 cubos de caldo de marisco; 2 cebolas grande; 2 cenouras; 2 copos de champanhe; 4 cravinhos da Índia; 1 kg de lagosta; pimenta branca q.b.; sal grosso q.b.Preparação: Retire a lagosta da casca inteira, limpe e corte em medalhões, tempere com sal marinho e pimenta branca moída na altura. Reserve as cascas e a cabeça para o caldo: coloque-as numa panela grande com meia cenoura, uma cebola espetada com os cravinhos da Índia, o bouquet garni e um ou dois cubos de caldo de marisco dissolvidos num litro de água, coza com a panela tapada em lume brando durante uma hora e meia, juntando mais água se necessário. Coe o líquido e reserve. Pique a restante cenoura, a restante cebola picada, o alho e o aipo picados, pela ordem descrita, e leve a refogar numa frigideira grande, com azeite e manteiga até alourarem. Quando estiverem tenros junte os medalhões de lagosta e frite-os durante menos de um minuto em lume muito forte. Escorra a lagosta e reserve-a. Despeje um ou 2 copos de champanhe sobre o refogado e mexa até o álcool evaporar. Diminua a temperatura e vá juntando caldo da cozedura das cascas e cabeça, para não secar demasiado e apurar bem. Rectifique os temperos. Sirva os medalhões de lagosta acompanhados deste molho.


Romãs à Júlio César

Ingredientes: 2 colheres de sopa de açúcar; 2 colheres de sopa de água; casca de limão q.b.; 1 lata de leite condensado; 1 pacote de natas; 1 cálice de vinho do PortoPreparação: Leve a lata de leite condensado, coberta com água, a cozer na panela de pressão durante 45 minutos. Entretanto, prepare as romãs: descasque-as, separe cuidadosamente os bagos e leve-os a lume brando num tacho com açúcar, água, vinho do Porto e a casca de limão, mexendo até atingir ponto de fio, altura em que deve retirar do lume. Deixe arrefecer. Depois de terminado o tempo de cozedura do leite condensado, deixe arrefecer totalmente. Abra cuidadosamente a lata e junte o leite condensado às natas bem batidas que já colocou num recipiente, envolvendo bem. Distribua o creme por taças e coloque bagos de romã com calda em toda a volta. Leve ao frigorífico durante 1h e 30 minutos e sirva decorado com uma folhinha de hortelã.


Bom Apetite!!! ;p

1 Comments:

Blogger JP said...

olha se kixers podes fx ixo td para mim ah.....ke axas???? pago te bm bj canelas

3:02 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home